“O amor é o eterno fundamento da educação.” Pestalozzi
Quando o assunto é Evangelização infantil, recordamos os ensinamentos da memorável Cecilia Rocha que nos trouxe relevantes e oportunas considerações sobre educação e a tarefa evangelizadora na visão espírita.
A citada confreira completaria neste ano o centenário de seu nascimento, tendo sido autora de livros infantis, editados pela FEB, os quais deram origem a duas Coleções: Além da vida, composta por cinco títulos, e Lições de vida, com 10 títulos, e da obra Pelos Caminhos da Evangelização.
Deste último livro retiramos o seguinte trecho:
“Do ponto de vista espírita, a educação não começa no berço nem termina no túmulo, mas antecede ao nascimento e sucede à morte do corpo físico.
É a ação constante, ininterrupta, que ajuda a modifica os seres, auxiliando-os na escalada evolutiva, rumo à perfeição, na esteira infinita do tempo.
Aquele que se educa tem pela frente tempo suficiente para atingir o ideal da educação à luz do Espiritismo. Persegue objetivos de longo curso. Põe em ação todo o seu potencial com vistas ao alcance dos mais puros ideais de vida. Sabe aonde vai…. E quem sabe para onde se encaminha, por certo, dará passos mais seguros e contornará muitos obstáculos.
As noções de imortalidade, de progresso contínuo, de livre-arbítrio, de lei de causa e efeito e de vidas sucessivas, mediante a reencarnação, nas quais de deve fundamentar a filosofia da educação que o Espiritismo revela, terão forças capazes de educar, por oferecer uma argumentação muito forte em favor da necessidade d progresso espiritual e por conter uma motivação, igualmente vigorosa, para a busca desse progresso.
A Evangelização Espírita, que põe em ação os ideais educativos do Espiritismo, cumpre sua missão quando procura promover a integração do educando consigo mesmo, com o próximo e com Deus, e quando lhe proporciona o conhecimento da lei natural que rege o Universo, bem como o da natureza, origem e destino dos Espíritos e de suas relações com o mundo corporal.
E desdobrando esses objetivos gerais de longo prazo em objetivos específicos, atingíveis a médio e curto prazos, a evangelização espírita infanto-juvenil vai seguindo sua trajetória, oferecendo às mentes infantis e juvenis os recursos de uma eficiente educação, porque embasada na filosofia espírita, que considera o educando durante, antes e depois da experiência corpórea, a lhe aponta sólidos motivos para desejar a realização da maior cota possível de progresso, dentro das oportunidade que lhe são oferecidas por Deus na trajetória terrena.”
A tarefa da auto educação é imprescindível atitude para Evangelizar, pois através dela o espírito pode educar pelo exemplo e não apenas pelas palavras.